21/06/2018

MENDOZA - VINHO E GASTRONOMIA

Desde que nos apaixonamos pelo mundo do vinho sempre planejamos ir a Mendoza, porque além de ser uma cidade super simpática, com ótima gastronomia, é a capital do Vinho! Posso dizer o paraíso pra quem ama beber e comer, como nós! E próximo a Mendoza também podemos fazer um super passeio que nos leva até a Montanha mais alta fora da Ásia, o ponto mais alto tanto do Hemisfério Ocidental, quanto do Hemisfério Sul, Aconcágua! E como a Latam agora tem um voo direto, não pensamos duas vezes e Partiu - Mendoza-ARG.


Chegamos em um Domingo e não sabia que tudo se fecha por lá nesse dia! Deixamos para trocar dinheiro no aeroporto, o câmbio estava fechado! Então tivemos que pegar um táxi (por enquanto não tem Uber mas estão implantando) e perguntar ao motorista se aceitava em Real. Ele aceitou. Ele foi liso com a gente pois eu dei trocadinho o dinheiro e ele não aceitou pois a nota era"velha" mas estava em ótimas condições. Mas ele deve ter visto que não tínhamos mais trocados e ele não tinha troco pra acabar ganhando um pouco mais em cima... Fazer o que né? kkk 
Por fim chegamos no Hotel, fizemos o check-in e saímos a procura de câmbio, tudo fechado até mesmo o do cassino😩. O que restou foi sacar, e o nosso cartão de débito não consegui de jeito nenhum, então tivemos que partir pra ignorância rs e sacar com o crédito, pelo menos pra ter uma segurança até na Segunda-Feira que era onde tudo voltava ao normal. No fim deu tudo certo, deixamos o dinheiro pra último caso e passamos o cartão onde dava. 
Ficamos no Hotel Internacional.

O Hotel
Pra quem já leu relatos anteriores sabe que o Hotel eu sou bem exigente. Não em luxo, mas sim um lugar limpo, confortável e com uma localização perfeita, é o que mais prezo. Pesquisei muitos hotéis em Mendoza e o que tinha bons comentários e com boa localização foi o HOTEL INTERNACIONAL, o que mais gostei foi que ele fica em uma rua que tem os melhores restaurantes por perto, lojas de vinho e fica bem pertinho do centro comercial. 
Confesso que me decepcionei um pouco, internet péssima no quarto, café da manhã controlado, a moça que pegava o que você ia comer, isso me irritou profundamente pois a gente acaba de acordar e já tem que ir tomando decisões sem pensar hahaha, isso que repetir não era bem visto 😠. 
O café era igual todos os dias e a qualidade não era lá essas coisas, decepcionei bastante. O quarto tinha uma cama confortável e um chuveiro bom, pelo menos isso! 
Valeu a pena mais pela localização, não sei se ficaria novamente.


Primeiro dia: Partiu conhecer a redondeza e procurar algo para comer!
Passamos em frente ao Restaurante Maria Antonieta e o cheiro de lá nos cativou de tão bom. Não tinha pesquisado sobre ele ainda, depois vimos que é um dos melhores de lá, e é mesmo. Comida maravilhosa, atendimento rápido, preço médio. Nem acredito que começamos nossa saga de Vinho e Gastronomia em Mendoza, estávamos ansiosos. 

O Couver foi pão australiano com um patê de beterraba 
 De entrada eu pedi uma sopa de abóbora que estava muito boa, mas o pão minha gente... Estava maravilhoso! Um pão grelhado com um toque de azeite e alho super crocante!
Marido pediu burrata, veio pãozinho acompanhando, tempurá, presunto cru e abobrinha em lascas.
Prato principal eu pedi um Agnolotti de Muçarela com ricota e tomates frescos, marido pediu almôndegas de cordeiro junto veio um arroz bem temperadinho. (Repliquei essa receita e postei lá no instagram). Tudo maravilhoso!!! Pra acompanhar um vinho Mendoncino, é claro!

Após comer muito no Maria Antonieta partiu tomar um sorvete de Dulce de Leche (o melhor).

Voltamos para o Hotel, descansamos um pouco e partiu curtir a noite. Fomos para a Rua Arístides, onde tem muitos bares e a vida noturna agitada. 


Nossa parada foi no William Brown Bar, pra nós o melhor da viagem. Muitos tipos de chopp e de ótima qualidade, petiscos estilo pub mesmo, comemos uma batata com muçarela que estava bem gostosa, levando em consideração que eu não gosto de pedir batata kkk A decoração é linda, as mesas com mapas me encantaram, quero pra mim!!! 
Olha essa mesa 💗



A batata

Mendoza tem muitas praças, todas lindas! Fomos caminhando até a Plaza Independencia, onde tem o letreiro de Mendoza, que postei na primeira foto, lindas fontes e bancos pra descansar e relaxar. Como era a noite nem tirei muitas fotos, mas logo vamos voltar nela durante a viagem kkk

Segundo dia: Acordamos e fomos até o Centro comercial  enfim trocar Real em Peso 🙌  e fomos conhecer Maipu que é a região de vinho mais próxima de Mendoza. A recepção da Pousada disse que não precisava pegar ônibus ou contratar empresa que tinha o trem que levava até lá. Ok! Ela mora lá ela sabe melhor que eu rsrs. Compramos o ticket do trem em barracas de Jornal e partiu. Chegamos na estação não tinha informações e o transporte que nos "levaria" paras as vinícolas ainda era um projeto a se concretizar, muito mal organizado. Então um senhor educadamente nos ensinou o caminho da bodega mais perto que era a Lopez e foi lá que pegamos o mapa de Maipu.
Sem chance de ir a pé, tudo muito afastado, fomos alugar uma bike e não tinha kkk, começamos a ficar desanimados sendo que não estava no nosso roteiro conhecer Maipu e fomos porque a recepcionista do Hotel nos convenceu. Resultado pelo menos conhecemos a Bodega Lopes e fomos embora! 😂😂

A Bodega Lopes é bonita e bem arrumada, não fizemos o tour porque ia demorar muito! Mas conhecemos o Museu deles e essa parte dos Barris que gerou várias fotos.





Voltamos para Mendoza, almoçamos em um Restaurante Self Service, no qual estou tentando lembrar o nome, assim que lembrar venho editar e falo mais sobre ele.
E fomos conhecer a Plaza Chile. A maioria das praças tem uma fonte com cor de vinho, então pra nós é Fonte de Vinho e pronto. Amei!



Mais uma vez vamos para a Arístides terminar a noite! 
Primeira parada foi no Antares, um barzinho bem legal e com bastante variedade de chopps. Pedimos uma empanada de carne picante, estava boa. 

Próximo bar porque eu sou dessas! Gosto de experimentar de tudo em todos os lugares possíveis kkkk foi o Beerlim, adorei o lugar e o atendimento, chopp top e um hambúrguer bem gostoso!



Pra quem gosta de bares como a gente dê preferência em ir antes das 21horas que é o Happy Hour, pra gastar menos.
 Terceiro dia: Enfim, dia de conhecer as Bodegas de Lujan de Cuyo! Estávamos ansiosos para o passeio!

Fechamos com a Bus Vitivinícola que é o melhor lugar para ir até as Vinícolas. 
No começo pensamos em alugar carro mas tiramos de cabeça pois estávamos indo para degustar vinhos e depois como íamos dirigir? Então fomos de bus e foi muito legal,super confortável, fomos em quatro bodegas e almoçamos na Norton! Recomendo muito!    

BODEGA RUCA MALEN
Foi a nossa primeira parada, conhecemos as dependências e aprendemos sobre o processo de fabricação, no final fizemos degustação de três tipos de vinho: Jovem, Reserva e Gran Reserva.
O lugar é bem bonito, assim como todas as vinícolas de lá. Uma pena o tempo estar fechado e não vermos as cordilheiras de lá. 





BODEGA MELIPAL
Foi a que mais gostei! Fizemos o mesmo roteiro da bodega anterior porém com mais explicação, experimentamos o primeiro processo da uva, depois o vinho pronto direto do barril, foi uma experiência bem legal!O vinho muito bom também!





 BODEGA NORTON
A Bodega mais antiga de Mendoza e por lá foi a nossa parada no almoço no Restaurante La Vid.
Não fizemos o tour pois dois já está de bom tamanho senão acaba ficando enjoativo. 
O restaurante é maravilhoso e não é muito caro, gostei muito! 

                                         Essa foi uma cortesia enviada pelo restaurante, achei um mimo e tudo muito gostoso! Um pãozinho com lombo bem temperadinho e macio, um caldinho super saboroso e um espumante para acompanhar.

De entrada fomos de empanadas, cada uma de um sabor e foi as melhores empanadas da viagem!


De prato principal eu pedi uma Truta, nossa que prato! A junção dos ingredientes fazia o sabor explodir na boca, fiquei apaixonada! 


Não aguentei sobremesa então o marido pediu um cafézinho e eu achei uma belezinha os docinhos que vieram juntos! Um simples café ficou super charmoso! 


BODEGA RENACER
Também fomos só conhecer e digo valeu muito a pena! o Lugar é muito lindo! Rendeu mais ficarmos fora do tour pois conhecemos cada cantinho. 























Depois desse dia delicioso, degustando vinhos, conhecendo cenários de tirar o fôlego, exaustos de cansados, partiu hotel descansar um pouquinho.
Pronto! Descansamos e como de lei partiu tomar um chopp. 
Dessa vez como estávamos exaustos fomos na rua do hotel em um barzinho que já estávamos de olho a algum tempo. O Beer Garden, é um barracão com vários estilos de chopp que você mesmo busca no balcão. Pra galera que gosta de beber pra caramba é indicado, pra nós um casal que gosta de beber mas também gosta de comer, é um local pra tomar um chopp e vazar e eu não dei sorte e o que eu escolhi estava horrível kkk faz parte. 
Depois fomos comer uma pizza também na mesma rua do hotel. Lugar muito gostoso! Pedimos uma brusquetta de entrada e pizza depois. A pizza eu não gostei muito, sem sabor as comparadas aqui do Brasil, uma pizza normalzinha pelo lugar legal que é lá.





Quarto dia: Hoje o dia é de Mendoza! Caminhar pelas ruas, comprar vinhos e algumas coisitas mais, conhecer mais praças e o mercado central.

Começando um tour pelas praças, são tantas que acabei conhecendo só a da Independência, Chile e Espanha. São praças muito bem cuidadas, muito boas pra descansar de um dia daqueles cansativos, relaxar e comer algumas empanadas.




O Mercado Central é visita obrigatória pra quem assim como a gente ama tudo que envolve gastronomia. Comprei alguns temperos que não encontro aqui na minha cidade, como o chimichurri verdadeiramente argentino kkk, comprei pesto desidratado (nunca tinha visto), no mais eram coisas que encontram facilmente por aqui. Não tive a oportunidade de comer lá, então não sei como funciona.










Depois de comprar nossos vinhos, dulce de leche, temperinhos, muitos chimichurris, caminhar pelas arborizadas ruas de Mendoza, fomos para a Arístides novamente, só que dessa vez de dia! Tudo vazio e calmo.


Aproveitamos para assistir a Champions League, tomando dessa vez uma Quilmes. :)


Depois de andar muito, comprar tudo o que precisávamos para levar embora, nosso corpo pedia descanso e foi o que fizemos. 
Descansados partiu novamente!
Chegou a hora do jantar e eu estava muito ansiosa pois fomos no restaurante que eu mais queria o Azafrán. Um dos melhores de Mendoza!



O Restaurante é maravilhoso como eu imaginava, lá não tem carta de vinhos você vai até a adega e um sommelier te diz o que vai harmonizar melhor com o seu prato desde o vinho mais barato até o mais caro!
Pedimos uma paleta de cordeiro de comer de joelhos, veio um purê maravilhoso e uma salada mais que perfeita! Satisfação mil de ter tido esse jantar... Vale a pena o preço que se paga, reserve pelo menos um dia na viagem pra ir no Azafrán. O melhor que fica em frente ao hotel que ficamos!

Essa noite foi só o jantar mesmo, nada de barzinho e nem chopp kkk, amanhã vamos até Aconcágua,então 6 da manhã já estaremos de pé.

Quinto dia:Acordamos cedinho, tomamos café da manhã e fomos esperar a Van que nos levaria a Aconcágua. Depois de uma meia hora de atraso chegaram, e nós eramos os últimos 😓 ficamos com o último lugar que era horrível e nem a paisagem da pra ver durante o trajeto, além de ser bem desconfortável para uma viagem longa. BUT fomos e voltamos e vale super a pena. Caso você puder escolha um transporte mais confortável.

Começamos o nosso passeio com a primeira para em Potrerillos, é uma represa e está localizada no Rio Mendoza, ela foi feita para controlar o fluxo de água e produzir eletricidade, além de ser um lugar lindo para fotos!




Partimos até uma pequena cidade chama Uspallata, onde paramos pra tomar um chá quente. Achei lá um charme e pra quem está em Mendoza no inverno lá é o lugar para esquiar. Em frente onde tomamos o chá tem um cachorro tão lindo que fica o dia todo lá caçando carinho, fiquei apaixonada.






Próxima parada foi na Puente del Inca, um povoado localizado no Noroeste da Província de Mendoza. Sua curiosa formação rochosa fez com que tornar-se um ponto turístico bastante visitado. Vale a pena escutar a história de lá, durante a visita.







Seguimos viagem e a próxima parada já é a mais esperada, Aconcágua!
Como já disse na introdução desse post é a montanha mais alta fora da Ásia, localizada na Cordilheira dos Andes, está a 112km de Mendoza. E em qualquer estação do ano pode ficar tranquilo, ela estará lá, linda e cheia de neve...Prepara-se para muito frio e vento forte, se for no Outono nessa época de Abril/Maio. No Inverno deve ser ainda pior.






E ainda não acabou! Antes de almoçar fomos conhecer o Cristo Redentor. Nesse lugar que é bem chatinho de chegar, muita curva, estrada de terra e alguns lugares sem acostamento. Da até medo, mas vale a pena! Lá de um lado do Cristo você está na Argentina e do outro lado no Chile! Muito frio e vento, mais do que no Aconcágua, era até dificil fotografar porque a câmera não ficava parada rs







Após muito frio e vento fomos almoçar.  Almoçamos em um restaurante onde a excursão leva. Até que estava gostoso. Comida simples que deu pra matar a fome e seguir até Mendoza dormindo na Van. Paramos de novo em Uspallata e adivinhem? Meu amigo cãozinho estava lá lindo esperando carinho.
Sou mãe de dois cachorros e quando viajo sinto muita falta deles pois eles são muito apegados a nós. Então quando vejo um cachorro na rua já corro pra fazer carinho 💜




Nossa última noite em Mendoza (cansados) mas não poderíamos deixar de aproveitar e dessa vez fomos conhecer o Liverpool PUB com a decoração toda do Beatles. Esperava mais... Poucas opções para comer, cerveja bem cara e atendimento mais ou menos. Tomamos uma cerveja e fomos embora procurar lugar para jantar.
Queríamos comer carne! E acertamos a mão! Paramos no restaurante La Lucia, na Sarmiento rua do nosso hotel.
Gente o que é isso? Comida maravilhosa, ambiente delicioso, ótimos vinhos, ótimo azeite, a carne? Perfeita, os acompanhamentos deliciosos... E olha a gente pediu um prato pra cada e um acompanhamento pra acompanhar cada prato, não comemos nem a metade cada um, tudo lá é muito farto, um prato dá tranquilamente para duas pessoas! Recomendo muito!!! Estávamos tão varados de fome que nem foto eu tirei direito, mesmo assim vou postar a que tenho aqui.
Ai que saudade!!!



                                                     



Último dia:Chegou nossos últimos instantes em Mendoza. Aproveitamos pra comprar algumas coisas que faltaram e mais alguns vinhos que achamos espaço na mala rs e almoçar pra partir pro Aeroporto.
Compramos a maioria dos vinhos no Sol Y Vino na Samiento, preço ótimo e grande variedade. 
Pode despachar 12 litros por pessoa para o Brasil, uma vez nós tivemos problema com isso (em Bariloche) e levamos tudo dentro da mala. Mas se soubéssemos tínhamos levado mais.
Por fim almoçamos em um restaurante tradicional argentino, comida normal, não foi o meu preferido mas matou a fome.

E terminamos nossa passagem por essa cidade cheia de charme! 
A capital do vinho, a gastronomia impecável, a cidade arborizada, o clima gostoso, os lindos lugares e Aconcágua pra terminar nossas férias mais que especiais.
Mendoza, obrigada!
E como a foto aqui em baixo já diz, ser feliz é o que importa.
Viajar é felicidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário