No ano de 2016 não estava nos nossos planos ir para a Europa, pois já estávamos com uma viagem marcada para o Canadá.
Apareceu na mídia que não precisaria mais de visto para o Canadá pra quem tinha visto americano, apenas uma autorização. Então compramos uma passagem em promoção e ficamos esperando entrar em vigor e não entrava nunca! Até que saiu novamente na mídia que não iria acontecer e lá vamos nós a 2 meses da viagem correr atrás do visto canadense! Fizemos todos os procedimentos, documentação Ok e enviamos o passaporte, mas não chegou a tempo! Tive bastante trabalho e gastos com tudo isso pois tive q cancelar a nossa passagem.
Eu mal sabia que seria a melhor coisa que aconteceria pra gente 💗
Sem viajar não ficaríamos! A nossa viagem era pra Maio e logo apareceu uma promoção para Portugal (Porto) e como tínhamos amigos por lá resolvemos comprar para Novembro.
Antes disso Portugal estava na minha lista mas não nas prioridades, novamente eu mal sabia que ia me apaixonar loucamente por esse país tão maravilhoso...
Então chega de blablabla e vem viajar um pouco com a gente e se apaixonar por Portugal!!!💓💓💓
A Viagem
Viajamos pela Latam, foi tudo tranquilo, no total foram 10 horas de viagem até Madrid onde foi nossa conexão.
Aproveitamos o tempo que íamos ficar por lá para comer uma deliciosa Paella ❤
O restaurante é o Eating Point, com muitas opções e o preço super camarada.
Chegamos pelo Aeroporto Internacional de Porto e lá os nossos amigos estavam a nossa espera.
Como ficamos na casa deles não tenho dicas de hospedagem, mas se puder fique na região do centro histórico e Ribeira.
Chegamos a noite e era o meu aniversário, fomos pra casa deles e fui recepcionada com uma festa surpresa com muita comida e doces portugueses. Os portugueses comem muito bem e sempre com muita fartura e a culinária é divina! Imagina se eu não me esbaldei e comi de tudo um pouco hahaha
Primeiro dia em Porto
Como estávamos com nossos amigos deixamos esse dia pra eles nos apresentar Porto.
Já fomos direto almoçar. Paramos na Cidade de Maia e almoçamos nosso primeiro bacalhau e tomamos nosso primeiro vinho Português no Dom Brasas.
Depois do almoço fomos direto para Matosinhos que é um distrito de Porto com praias lindas, por lá fizemos algumas paradas pela praia, tiramos foto na famosa rede dos pescadores e apreciamos a vista.
De Matosinhos fomos direto para Vila Nova de Gaia, que fica em frente o bairro Ribeira em Porto e são separadas pelo Rio Douro, Gaia é onde tem as caves de vinho do Porto.
Passamos a tarde por lá até o entardecer, claro, tomando aquele vinho do Porto e apreciando a vista que é simplesmente deslumbrante.
Em Gaia se chega de carro ou de teleférico.
Vista da Ribeira |
Essas são algumas das marcas de vinho do Porto que tem por lá, detalhe na ponte D. Luis ao fundo 💗
A Sandeman é uma das mais famosas que tem e foi lá que passamos a tarde tomando vinho do Porto.
Não da vontade de parar de olhar |
A noite é a coisa mais linda de se ver... |
Dica: Alugue carro a Diesel gasta muito menos!!!
Sé do Porto |
Como já tínhamos andado o dia todo fomos jantar e experimentar a melhor francesinha do Porto.
Na verdade não fica no Porto mas fica em um distrito de lá. Se tiver de bobeira vai nesse restaurante que é o melhor que fui em Portugal inteiro!
Restaurante Marco em Vila Nova de Famalicão - Avenida D. Afonso III, 42 - Brufe
Francesinha |
Acordamos, arrumamos as malas e partiu! Voltaremos a Porto nos últimos dias da viagem.
Fátima
Primeira parada foi para conhecer o Santuário de Fátima. Por mais que não somos católicos praticantes eu fiquei deslumbrada com o lugar. Tudo muito gigantesco! Super recomendo a visita.
De lá fomos até uma lojinha de souvenir pra comprarmos algumas lembrancinhas e claro nosso cartão postal que é de lei.
Saímos de Fátima e fomos direto pra Óbidos.
Óbidos
É uma Vila Portuguesa no distrito de Leiria, com 2200 habitantes, lá tem o Castelo de Óbidos, visita obrigatória, e a famosa Ginjinha que é um licor de cereja servido no copinho de chocolate, muito gostoso, não saia de lá sem experimentar.
Experimentando a Ginja |
Após conhecer Óbidos partiu rumo a Lisboa.
Lisboa
Chegamos e fomos direto para o Hotel deixar nossas coisas e caçar algo para comer.
O Hotel
Ficamos hospedados no Sana Executive, no bairro Saldanha. Como estávamos de carro a localização não foi problema e em 20 minutos estávamos no centro histórico. Além de ter estacionamento grátis e café da manhã. Hotel limpo e com ótimo atendimento. Como era nosso aniversário de casamento fomos recepcionados no quarto com espumante e mini bolos.
A rua do Hotel tem vários restaurantes e a redondeza também, de todo o tipo.
Ficaria novamente sem pensar.
Saímos e fomos caminhar pelas redondezas pois já estava tarde e não tínhamos almoçado.
Encontramos um restaurante bem caseiro, com um senhor atendente que nos contou várias histórias e foi ali mesmo que ficamos.
Me xinguem mas eu esqueci de anotar o nome do restaurante, estava com tanta fome que eu queria era comer e só! Mas prometo que assim que lembrar venho editar aqui.
A comida era simples, mas tinha gosto de comida caseira, sabe? Fora o vinho "da casa" que era uma delícia.
Eu pedi peixe espada, com batatas e vagens.
Adivinha procurando o que? Comida! hahaha
Dessa vez a gente quis dar uma mudada radical no cardápio e escolhemos comida japonesa!
Pedimos pra levar e comemos no hotel.
Terceiro dia: Lisboa (Centro Histórico)
Primeira parada Panteão Nacional, entramos só no térreo, como o tempo estava meio chuvoso o atendente disse que não compensava subir pois não veríamos nada, então desistimos e fomos para uma feira que estava tendo atrás do Panteão a Feira da Ladra.
A feira da ladra é cheia de antiguidades, suvenires... Tem tudo nessa feira! E a gente quase não gosta dessas coisas né? Ficamos um tempão por lá. No fim das contas além de suvenir, viemos embora com 14 pratos, 1 galheteiro e algumas coisitas mais kkkkk e chegou tudo inteiro aqui no Brasil, relíquia pura!
]
Deixamos o carro parado perto do Panteão e bora conhecer tudo a pé, que é o melhor jeito!
Descemos pelas ruas estreitas de Alfama, que lugar maravilhoso, até pro bueiro que você olha no chão enxerga cultura! Difícil descrever...
Passamos por igrejas, Praças... Passamos pela Sé de Lisboa, fizemos uma parada pra fotos e descemos até a Praça da Figueira, passamos pelo Elevador da Glória e por lindos jardins.
Almoçar em frente a Praça da Figueira, estava muito frio e o tempo chuvoso e os restaurantes só tinham lugares ao ar livre, tivemos que encarar, e nisso a comida que veio quentinha em 1 minuto já estava gelada, então não foi um almoço lá essas coisas, mas a sopa, diz meu marido que foi a melhor que tomou na viagem.
Restaurante Tasca Pombalina |
Não entramos no castelo, pelo que li em pesquisas não compensa muito, e como estávamos com dor nas pernas de tanto andar, fomos só até a fachada.
Andamos tanto, mas tanto! Que fomos para o hotel e apagamos.
Ahhh esqueci de contar que comemos nesse dia o melhor bolinho de bacalhau do Mundo! Sou eu quem está dizendo tá? hahaha Se não me engano chama Portugal Experience, ou algo parecido.
Pra variar não consegui anotar o nome, sabe quando você fala, imagina não vou anotar porque eu vou lembrar depois...#SQN
Quarto dia: Lisboa (Parte moderna, centro financeiro, Oceanário e Chiado)
Acordamos e fomos direto para o Parque das Nações, fomos conhecer o Centro Comercial Vasco da Gama, um shopping todo de vidro bem bonito, com bastante lojas, um ótimo supermercado e vários restaurantes. Demos o "azar" de nesse dia estar tendo um evento de corrida, e na hora do almoço os restaurantes lotaram!!! Aí resolvemos pegar um fast food que eu amo de paixão o KFC. Pegamos um balde de frango e mandamos ver hahaha.
Andamos bastante e fomos para o Oceanário.
Pesquisei muito sobre ele, pois, como não temos crianças fico com receio de entrar em algum lugar e ser muito infantil. Mas nas pesquisas todo mundo indicava muito a visita e lá vamos nós!
Só tenho a dizer que é muito lindo, tem de tudo... Pinguim, tubarão, uma infinidade de peixes e o que mais me encantou foram as lontras dançando, mandando beijos, brincando... Muito amor!!!
Ficamos umas duas horas pra conhecer a parte normal, sempre tem alguma exposição que paga a parte, mas nesse dia não quisemos.
Depois fomos conhecer o Jardim da Água e passamos em frente ao Cassino, mas não entramos.
Conhecemos o Café a Brasileira,um café muito tradicional onde um dos seus maiores frequentadores foi Fernando Pessoa, por isso bem em frente ao café encontra-se a estátua dele e claro uma fotinho é essencial para guardar de lembrança.
Após caminhar bastante por lá, conhecer a praça principal, entrar em galerias com várias lojas, paramos no Baco Alto Wine Shop onde é possível tomar vinhos de vários tipos e a verdadeira sangria de Portugal, tirando o gosto com deliciosas azeitonas portuguesas.
Pode parecer uma coisa normal, mas são esses pequenos momentos que tornam a viagem inesquecível. O lugar que estávamos, o momento, a companhia, a bebida típica... Amo experimentar novos sabores para poder realmente me sentir de corpo e alma no país.
Super recomendo! Meu marido comeu um pato que estava maravilhoso e eu comi um lombo com abacaxi surreal, entrada, prato principal e sobremesa... Tudo delicioso! Vale a pena!
Quinto dia: Belém
Nosso último dia em Lisboa e claro que não poderia deixar de conhecer Belém.
Belém é uma freguesia portuguesa localizada no concelho de Lisboa, está ligada aos descobrimentos e hoje tem museus, parques, jardins, cafés e claro o melhor doce do Mundo, o Pastel de Belém!
Chegamos e já de cara conhecemos a Torre de Belém que é o cartão postal de lá. Linda e exuberante, com um ribeirão a sua volta, uma ponte que até parece a Golden Gate.
Caminhamos e conhecemos o Padrão Descobrimentos, o Jardim Praça do Império, o Incrível Mosteiro do Jerônimo e por último a Rua de Belém, que é onde se encontra o comércio, cafés, restaurantes e claro os Pastéis de Belém.
O Pastel de Belém, só existe em Belém! No resto do país se chama Pastel de Nata.
E olha eu esperava que fosse muito bom, mas é maravilhoso!!! Sem palavras, pra comer de joelhos. E olha que eu comi pastéis de nata em muitos lugares, mas igual de Belém, não existe!
Quando comecei a pesquisar sobre Lisboa, sabia que ia gostar muito, mas me surpreendeu de uma maneira, que saímos apaixonados de lá!
Que cidade hospitaleira, que respira cultura, tem uma gastronomia incrível e de quebra é tudo muito barato!
Só tenho a agradecer imensamente, voltamos de lá com muito mais conhecimento e experiência de vida!
De volta a Porto
Voltamos para a casa dos nossos amigos em Porto e de quebra já chegamos de cara com a Super Lua!
Que honra poder vê-la tão perfeita, as fotos estão sem filtro.
Porto: Centro histórico
Fomos conhecer o centro histórico de Porto, começamos pela Torre dos Clérigos, onde deixamos o nosso carro estacionado e de lá fomos caminhar.
Andamos pela Avenida dos Aliados, Rua Santa Catarina (ótima para compras), conhecemos muitas igrejas, por lá se encontra quase uma em cada esquina, e todas no estilo Português, mais uma cidade que respira cultura por onde passa!
Passamos pela Capela do senhor da pedra, Palácio da Bolsa, a Igreja de azulejos Portugueses, a Catedral da Sé e caminhamos até o pé doer kkkk
Voltamos para a casa dos nossos amigos que fica perto de Porto e por lá ficamos a noite, onde uma feijoada brasileira nos esperava!
Porto: Ribeira/Rio Douro
Acordamos cedo e fomos direto para a Ribeira, que é um dos lugares mais fascinantes que já fomos. E lá vale deixar no roteiro um dia inteiro para curtir sem pressa.
O dia estava lindo...
A Ribeira, localizada junto ao Rio Douro, é um dos lugares mais antigos de Porto, onde concentra muitos bares e restaurantes e claro é um dos lugares mais visitados por turistas. É de lá que saem os passeios de barco pelo Rio Douro.
Paramos para almoçar e digo que o preço é bem mais caro do que os outros lugares, mas a vista compensa, claro tomando aquela Sagres.
Nos pratos abaixo pedimos alheira, que é um enchido típico português, que estou doida pra fazer e ensinar vocês, é muito bom!
O próximo prato é de sardinha que também é muito comum por lá. Meu marido e eu não gostamos mas o povo lá adora, principalmente na brasa.
Depois do almoço fomos comprar os tickets para o passeio de barco pelo Rio Douro!
O passeio é muito gostoso e em cada lugar que tem história eles param e contam detalhes. Vale a pena!
Voltamos do passeio e fomos caminhar até a Ponte D.Luiz e de lá fomos até Vila Nova de Gaia (de novo) tomara aquele vinho do Porto e comer aquele pastel de nata, com vista para a Ribeira, momento indescritível.
Depois de mais um dia intenso, terminamos o fim da tarde na Ribeira, e nos despedimos de Porto. Antes da despedida voltamos no restaurante Marco e a Naci que é a proprietária (que é uma pessoa que nunca vamos esquecer) fez um belo arroz de gambas (camarão) pra fechar nossa viagem com chave de ouro.
Conclusão: Simplesmente apaixonada por Portugal! Um país que não estava na minha lista de prioridades para conhecer, acabou aparecendo a oportunidade e foi a melhor coisa que aconteceu!
Primeiro mundo, cultura, gastronomia, hospitalidade, nem tenho o que dizer, apenas que já estou com saudades e quero voltar com certeza!
Obrigada, Portugal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário